pdf.jpg

Normas de Submissão

A titulação mínima para submissão de artigos, resenhas e entrevistas é Mestre. Serão aceitos até dois autores, desde que ambos tenham essa titulação, no mínimo.

Os idiomas aceitos para os artigos, resenhas e entrevistas são: português, inglês, espanhol, francês e italiano.

ARTIGOS

Os textos devem ser submetidos apenas em formato Word. Os artigos deverão apresentar a seguinte formatação na primeira página:

  • Margens: as margens superior e inferior, esquerda e direita, deverão possuir 3,0 cm. A delimitação das margens deverá ser a mesma para o texto inteiro.
     

  • Título do artigo: fonte Verdana, tamanho 12, negrito, centralizado, com uma versão em inglês ou espanhol com essa mesma formatação (ver o item “Autoria”). O título em inglês ou espanhol deverá estar duas linhas abaixo das palavras-chave, seguido, uma linha abaixo, pelo Abstract/Resumen, de mesma formatação do resumo em português (ou primeiro idioma do artigo). O título não deverá estar em caixa alta.
     

  • Resumo/Abstract/Resumen: de 10 a 13 linhas, fonte Verdana, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, com uma versão em inglês ou espanhol (escrever, no início da linha, Resumo: e Abstract: ou Resumen:, em caixa baixa e negrito).
     

  • Autoria: o nome do(a)  a autor(a) deverá estar alinhado à direita, duas linhas abaixo do título em português (ou primeiro idioma do artigo), em fonte Verdana, tamanho 11, seguido por uma nota de rodapé não numerada (com o símbolo asterisco), que contenha: a titulação maior do(a) autor(a), suas informações institucionais (caso possua vínculo institucional) e o e-mail principal. Caso o artigo seja resultante de um trabalho ou pesquisa que tenha apoio financeiro de alguma instituição, este poderá ser mencionado.
     

  • Palavras-chave: três a cinco, com uma versão em inglês ou espanhol, separadas por vírgulas (escrever, no início da linha, Palavras-chave: e Keywords: ou Palabras clave:, em caixa baixa e negrito).
     

  • Quando somadas as informações sobre a autoria, os títulos, os resumos e as palavras-chave do artigo, não se deve ultrapassar uma lauda.


     

Formatação do texto:

  • A quantidade de laudas para artigos é de no mínimo 15 e no máximo de 20. As imagens, tabelas e referências bibliográficas, são contadas à parte do corpo do texto.
     

  • ​Fonte Verdana, tamanho 11. Alinhamento justificado, com recuo na primeira linha de 1,0 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5. Manter o espaço depois do parágrafo.
     

  • Para citações no corpo do texto de até três linhas, utilizar itálico (de preferência) ou aspas. Para citações com mais de três linhas, criar um parágrafo com recuo de 4 centímetros e fonte tamanho 10, com espaçamento entre linhas 1,0. As notas de rodapé deverão ter tamanho 9.
     

  • As imagens nos textos deverão vir em formato JPEG ou JPG, centralizadas na página e com os créditos de publicação indicados pelo autor. As tabelas e gráficos inseridos no texto deverão conter a autoria.
     

  • As referências no corpo do texto deverão vir em nota americana, com o nome do autor (caixa baixa), seguido do ano da publicação e da respectiva página, como no seguinte exemplo: (Azevedo, 1998: 250).
     

  • As referências bibliográficas deverão estar no final do artigo. As notas de rodapé devem ser apenas explicativas.

    As referências bibliográficas deverão seguir o seguinte modelo:

                             

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva (et al). 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990. (título em itálico e não negrito!)


 

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.


Para outras referências específicas, buscar conformidade com a NBR 6023.

RESENHAS E ENTREVISTAS

  • A quantidade de laudas para as resenhas e entrevistas é de no mínimo 3 e no máximo 5.
     

  • As resenhas deverão tratar de livros de cunho acadêmico que não tenham excedido 2 anos após sua publicação. Não será necessário um resumo e palavras-chave em português e outros idiomas. Para as entrevistas também não será necessário um resumo em outro idioma, mas deverá haver uma introdução.
     

  • A formatação do texto das resenhas e entrevistas deverá seguir a mesma formatação dos artigos.
     

Informações gerais

 

A revista Escripturas aceita apenas a submissão de textos que sejam inéditos e que não estejam sendo avaliados em outro periódico no momento da submissão. Para isso, o(a) autor(a) deverá encaminhar, juntamente com o texto, uma declaração (cujo modelo está no final da página) afirmando que o texto submetido é inédito e segue os parâmetros explicados nesta página.

O texto de artigo, resenha ou entrevista que não estiver nos moldes de formatação exigidos acima não será remetido para a avaliação dos pareceristas e será devolvido para que o(a) autor(a) faça as adequações necessárias.

 

Importante: os textos que forem aceitos para publicação com alterações sugeridas pelos pareceristas deverão ser reenviados para nosso e-mail com as devidas correções, e todas elas (formatação, gramática, ortográfica, conceitual, teórico-metodológica) deverão ser apontadas em um documento separado (em Word) e enviado juntamente com o texto.
 

O conteúdo das publicações é de inteira responsabilidade dos autores. Ao enviar o artigo, resenha ou entrevista para a avaliação do Conselho Editorial, o(a) autor(a) estará de acordo com essa norma.

 

Conselho Editorial

revistaescripturas@gmail.com