Português
Inglês
Espanhol

Normas de Submissão

A titulação mínima para submissão de artigos, resenhas, traduções e entrevistas é Mestre. Serão aceitos até dois autores, desde que ambos tenham essa titulação, no mínimo (resenhas, traduções de entrevistas devem ter apenas um autor).

Os idiomas aceitos para as submissões são: português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Os nomes/sobrenomes dos autores na primeira página da submissão não deverão estar resumidos ou suprimidos (modo correto: [ex.] Ciro Flamarion Santana Cardoso).

ARTIGOS

Os textos devem ser submetidos apenas em formato Word. Os artigos deverão apresentar a seguinte formatação na primeira página:

  • Margens: as margens superior e inferior, esquerda e direita, deverão possuir 3,0 cm. A delimitação das margens deverá ser a mesma para o texto inteiro.
     

  • Título do artigo: fonte Verdana, tamanho 12, negrito, centralizado, com uma versão em inglês ou espanhol com essa mesma formatação (ver o item “Autoria”). O título em inglês ou espanhol deverá estar duas linhas abaixo das palavras-chave, seguido, uma linha abaixo, pelo Abstract/Resumen, de mesma formatação do resumo em português (ou primeiro idioma do artigo). O título não deverá estar em caixa alta.
     

  • Resumo/Abstract/Resumen: de 10 a 13 linhas, fonte Verdana, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, com uma versão em inglês ou espanhol (escrever, no início da linha, Resumo: e Abstract: ou Resumen:, em caixa baixa e negrito).
     

  • Autoria: o nome do(a)  a autor(a) deverá estar alinhado à direita, duas linhas abaixo do título em português (ou primeiro idioma do artigo), em fonte Verdana, tamanho 11, seguido por uma nota de rodapé não numerada (com o símbolo asterisco), que contenha: a titulação maior do(a) autor(a), suas informações institucionais (caso possua vínculo institucional) e o e-mail principal. Caso o artigo seja resultante de um trabalho ou pesquisa que tenha apoio financeiro de alguma instituição, este poderá ser mencionado. Os nomes/sobrenomes dos autores na primeira página da submissão não deverão estar resumidos ou suprimidos (modo correto: [ex.] Ciro Flamarion Santana Cardoso).

  • Palavras-chave: três a cinco, com uma versão em inglês ou espanhol, separadas por vírgulas (escrever, no início da linha, Palavras-chave: e Keywords: ou Palabras clave:, em caixa baixa e negrito).
     

  • Quando somadas as informações sobre a autoria, os títulos, os resumos e as palavras-chave do artigo, não se deve ultrapassar uma lauda.


     

Formatação do texto:

  • A quantidade de laudas para artigos é de no mínimo 15 e no máximo de 20. As imagens, tabelas e referências bibliográficas, são contadas à parte do corpo do texto.
     

  • ​Fonte Verdana, tamanho 11. Alinhamento justificado, com recuo na primeira linha de 1,0 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5. Manter o espaço depois do parágrafo.
     

  • Para citações no corpo do texto de até três linhas, utilizar itálico (de preferência) ou aspas. Para citações com mais de três linhas, criar um parágrafo com recuo de 4 centímetros e fonte tamanho 10, com espaçamento entre linhas 1,0. As notas de rodapé deverão ter tamanho 9.
     

  • As imagens nos textos deverão vir em formato JPEG ou JPG, centralizadas na página e com os créditos de publicação indicados pelo autor. As tabelas e gráficos inseridos no texto deverão conter a autoria.
     

  • As referências no corpo do texto deverão vir em nota americana, com o nome do autor (caixa baixa), seguido do ano da publicação e da respectiva página, como no seguinte exemplo: (Azevedo, 1998: 250).
     

  • As referências bibliográficas deverão estar no final do artigo. As notas de rodapé devem ser apenas explicativas.

As expressões idem, ibidem, op. cit., não deverão ser utilizadas nem no corpo do texto, nem em notas de rodapé.​


As referências bibliográficas deverão seguir o seguinte modelo:

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva (et al). 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990. (título em itálico e não negrito!)


 

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.


Para outras referências específicas, buscar conformidade com a NBR 6023.

RESENHAS E ENTREVISTAS

  • A quantidade de laudas para as resenhas e entrevistas é de no mínimo 3 e no máximo 5.
     

  • As resenhas deverão tratar de livros de cunho acadêmico que não tenham excedido 2 anos após sua publicação. Não será necessário um resumo e palavras-chave em português e outros idiomas. Para as entrevistas também não será necessário um resumo em outro idioma, mas deverá haver uma introdução.
     

  • A formatação do texto das resenhas e entrevistas deverá seguir a mesma formatação dos artigos.
     

INFORMAÇÕES GERAIS

 

A revista Escripturas aceita apenas a submissão de textos que sejam inéditos e que não estejam sendo avaliados em outro periódico no momento da submissão. Para isso, o(a) autor(a) deverá encaminhar, juntamente com o texto, uma declaração (cujo modelo está no final da página) afirmando que o texto submetido é inédito e segue os parâmetros explicados nesta página.

O texto de artigo, resenha ou entrevista que não estiver nos moldes de formatação exigidos acima não será remetido para a avaliação dos pareceristas e será devolvido para que o(a) autor(a) faça as adequações necessárias ou recusado imediatamente.

 

Importante: os textos que forem aceitos para publicação com alterações sugeridas pelos pareceristas deverão ser reenviados para nosso e-mail com as devidas correções, e todas elas (formatação, gramática, ortográfica, conceitual, teórico-metodológica) deverão ser apontadas em um documento separado (em Word) e enviado juntamente com o texto.
 

O conteúdo das publicações é de inteira responsabilidade dos autores. Ao enviar o artigo, resenha, tradução ou entrevista para a avaliação do Comissão Editorial, o(a) autor(a) estará de acordo com essa norma.

 

Conselho Editorial

revistaescripturas@gmail.com

licence.png

Esta revista está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 International.

  • Facebook

Indexadores, Diretórios e Portais

Latindex
Sumários
Google Academico1.png
diadorim1.png