Português
Inglês
Espanhol

Política Editorial

     Submissões e direito de publicação

     Avaliação por pares, duplo-cego, ad hoc

     Política de acesso livre

     Política antiplágio

     Propostas para organização de dossiês

Submissões e direito de publicação

São aceitos artigos, resenhas, traduções  e entrevistas nos idiomas português, inglês, espanhol, francês e italiano, de até dois autores (resenhas e entrevistas devem ter apenas um autor) que possuam no mínimo o título de mestre Não são cobradas taxas pelas submissões nem pelas publicações. Não compete à revista condescender com as ideias dos autores, incumbida apenas pela publicação de acordo com suas diretrizes. Entretanto, opiniões que ferem Direitos Humanos e princípios éticos serão apontados pelos pareceristas e as submissões serão, possivelmente, rejeitadas. A publicação poderá ser rejeitada por decisão da Comissão Editorial com o auxílio do Conselho Editorial e pelos pareceristas ad hoc. Essa decisão poderá ou não ser justificada para os autores.

O manuscrito submetido não deverá ser avaliado por qualquer outro periódico enquanto estiver em análise por esta revista. Os autores possuem os direitos autorais e concedem à Escripturas o direito de publicação original, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons de caráter Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0). São aceitos apenas trabalhos originais nos idiomas sugeridos nas normas de submissão (trabalhos que já foram publicados podem ser aceitos para publicação em outro idioma). Os artigos podem ser publicados posteriormente como capítulos de livro ou como artigos em outro idioma (publicação “não exclusiva”), desde que seja feita referência à publicação original da revista Escripturas.

Avaliação por pares, duplo-cego, ad hoc

As submissões enviadas à revista Escripturas (artigos, resenhas, traduções, entrevistas) serão submetidas a uma avaliação inicial pela Comissão Editorial para saber se atendem às normas de submissão e, principalmente, se o tema está alinhado ao escopo da revista. As submissões que não atenderem a essas condições não serão enviadas para os pareceristas.

Todas as submissões recebidas serão analisadas por, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, pelo sistema conhecido por duplo-cego. Estes, atendendo aos critérios dispostos no formulário de parecerista (disponibilizado abaixo), poderão recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação dos artigos. No caso de um parecer favorável e outro desfavorável, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

Os pareceres têm caráter sigiloso; servirão como base para a decisão editorial, ficando reservado à Comissão Editorial o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. 

O processo de avaliação está sujeito ao cronograma de publicação do eventual número da revista e à disponibilidade dos pareceristas. Os prazos concedidos aos pareceristas serão notificados por correio eletrônico, priorizando sempre o cronograma de publicação dos números. O prazo para os autores atenderem as sugestões dos pareceristas é de duas semanas. Ao final, os autores deverão enviar a versão final para publicação e, no mesmo correio eletrônico, um documento a parte (em word) que apresente as modificações feitas no texto.

Política antiplágio

A revista Escripturas publica apenas trabalhos originais e só inicia o processo de avaliação das submissões se enviadas em conjunto com o termo de originalidade (veja as normas de submissão). Os textos são submetidos a softwares de detecção de plágio pela equipe editorial. Caso seja identificada alguma forma de plágio, a Comissão Editorial poderá entrar em contato com o/a responsável para averiguação ou rejeitar a submissão imediatamente. Os pareceristas também são orientados a identificar formas de plágio e, quando encontradas, o mesmo procedimento é tomado.

Esta política editorial entende como plágio: a) apresentar trabalhos de outros autores como seu; b) adotar as palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento; c) não usar aspas em uma citação literal; d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la; e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Caso haja a comprovação de algum tipo de plágio em texto já publicado, a Comissão Editorial entrará em contato com o responsável. Se a resposta não for satisfatória, o texto será retirado do sistema (site) e o veículo e autor proprietários serão notificados. Os autores assumem as consequências decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nesta política editorial.

Política de acesso livre

A revista Escrituras garante o acesso livre para suas publicações com o objetivo de democratizar o conhecimento científico. Os autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais sobre suas produções. O compartilhamento das publicações é incentivado sem fins lucrativos, por meios diversos, desde que se seja dado o crédito da publicação original para esta revista.

Propostas para organização de dossiês

A revista Escripturas recebe propostas para organização de dossiês temáticos entre os meses de janeiro e março. A Comissão Editorial propõe a publicação de ao menos um dossiê por ano, preferencialmente, referente ao segundo semestre de cada ano.

As propostas deverão ser em História, podendo estar relacionadas com outras áreas que tenham esse diálogo sendo apreciado historiograficamente.

O(s) proponente(s) deverão apresentar o currículo resumido, o título da proposta, breve apresentação ao tema, perfil das contribuições esperadas, justificativa e uma imagem que poderá ser utilizada para a chamada (com referência). As propostas poderão ser enviadas por pesquisadores de instituições estrangeiras, desde que todo o trabalho possua correspondência em português. O documento deverá ser enviado em formato pdf, datado e assinado, para o e-mail revistaescripturas@gmail.com (dispensamos modelos de formulários).

Caberá aos organizadores: elaborar  estratégias de  divulgação das chamadas e captação de artigos; analisar se as submissões estão adequadas à política editorial da revista; selecionar pareceristas ad hoc que possuam perfil com a temática e encaminhar as submissões (no sistema duplo-cego); preenchimento dos dados referentes aos trâmites das contribuições; elaborar os textos das chamadas para  artigos e de apresentação do número da revista.

Da seleção: serão priorizadas as propostas coordenadas por dois pesquisadores, com titulação de doutor, vinculados com instituições distintas e de regiões diferentes. Todas as propostas enviadas serão avaliadas, contudo. A escolha será feita pelo Conselho Editorial da revista.

 
 
 
 
 
licence.png

Esta revista está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 International.

  • Facebook

Indexadores, Diretórios e Portais

Latindex
Sumários
Google Academico1.png
diadorim1.png
doaj2.jpg