Política Editorial

Avaliação por pares, duplo-cego, ad hoc

As submissões enviadas à revista Escripturas (artigos, resenhas, traduções, entrevistas) serão submetidas a uma avaliação inicial pela Comissão Editorial para saber se atendem às normas de submissão e, principalmente, se o tema está alinhado ao escopo da revista. As submissões que não atenderem a essas condições não serão enviadas para os pareceristas.

Todas as submissões recebidas serão analisadas por, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, pelo sistema conhecido por duplo-cego. Estes, atendendo aos critérios dispostos no formulário de parecerista (disponibilizado abaixo), poderão recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação dos artigos. No caso de um parecer favorável e outro desfavorável, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

Os pareceres têm caráter sigiloso; servirão como base para a decisão editorial, ficando reservado à Comissão Editorial o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. 

O processo de avaliação está sujeito ao cronograma de publicação do eventual número da revista e à disponibilidade dos pareceristas. Os prazos concedidos aos pareceristas serão notificados por correio eletrônico, priorizando sempre o cronograma de publicação dos números. O prazo para os autores atenderem as sugestões dos pareceristas é de duas semanas. Ao final, os autores deverão enviar a versão final para publicação e, no mesmo correio eletrônico, um documento a parte (em pdf) que apresente as modificações feitas no texto.

Propostas para organização de dossiês

A revista Escripturas recebe propostas para organização de dossiês temáticos entre os meses de janeiro e março. A Comissão Editorial propõe a publicação de ao menos um dossiê por ano, preferencialmente, referente ao segundo semestre de cada ano.

As propostas deverão ser em História, podendo estar relacionadas com outras áreas que tenham esse diálogo sendo apreciado historiograficamente.

O(s) proponente(s) deverão apresentar o currículo resumido, o título da proposta, breve apresentação ao tema, perfil das contribuições esperadas, justificativa e uma imagem que poderá ser utilizada para a chamada (com referência). As propostas poderão ser enviadas por pesquisadores de instituições estrangeiras, desde que todo o trabalho possua correspondência em português. O documento deverá ser enviado em formato pdf, datado e assinado, para o e-mail revistaescripturas@gmail.com (dispensamos modelos de formulários).

Caberá aos organizadores: elaborar  estratégias de  divulgação das chamadas e captação de artigos; analisar se as submissões estão adequadas à política editorial da revista; selecionar pareceristas ad hoc que possuam perfil com a temática e encaminhar as submissões (no sistema duplo-cego); preenchimento dos dados referentes aos trâmites das contribuições; elaborar os textos das chamadas para  artigos e de apresentação do número da revista.

Da seleção: serão priorizadas as propostas coordenadas por até dois pesquisadores, com titulação de doutor, vinculados com instituições distintas e de regiões diferentes. Todas as propostas enviadas serão avaliadas, contudo. A escolha será feita pelo Conselho Editorial da revista.